OPINIÃO

Marcelo Sampaio Marcelo Sampaio

Aventura & Rotina

Imprimir
A+   A-

Nasci e moro em Campos, mas desde sempre passei meus verões na praia de Atafona, situada no município de São João da Barra, onde o Rio Paraíba do Sul deságua no Oceano Atlântico. Hoje, aos 49 anos, possuo uma casa nos ares sanjoanenses e nas minhas férias do magistério passo de moto todos os dias em frente ao clube atafonense.

Curti muitos carnavais nele; criança nas matinês à tarde vestindo diversas fantasias e menos jovem nos bailes noturnos no bloco de salão “Os Enviados” ao som de Zeca do Trombone e banda. Atualmente o outrora frequentadíssimo Atafona Praia Clube está abandonado, pois com o avanço do mar que destruiu cinco quarteirões inteiros quase foi destruído também, e é apenas uma enorme saudade na minha memória afetiva.

Esta minha forte relação de pertencimento com toda aquela região me faz pensar e escrever muito sobre ela. Por isso após acessar o site www.quotidiano.com.br logo percebi tanto a seriedade como a qualidade deste ainda recente veículo de comunicação, mas que tem tudo para durar por muito tempo.

Escreverei decenalmente na versão on-line do jornal Quotidiano e todo mês o jornalista Bruno Costa, seu editor-chefe, selecionará uma das minhas colunas para ser publicada na versão impressa. Como sou professor de História e pesquisador de Cultura Popular priorizarei os assuntos artístico-culturais, mas como me conheço bem não vou deixar de meter a mão em outras cumbucas.

Porém para que isso aconteça de fato conto com vocês, meus leitores, no envio de comentários, sugestões, críticas e informações. Podem também me esculhambar, no entanto vez por outra enviem uns dengos e cafunés para massagear o meu ego. Apesar de ser um tiozinho “gutenberguiano”, tarado pelas velhas prensas dos jornais impressos, estou deveras animado para este novo contato virtual que misturará aventura e rotina!

* Artigo escrito por Marcelo Sampaio,
Marcelo Sampaio é professor de História, pesquisador de Cultura Popular, organizador de eventos, julgador de desfiles de Carnaval, colunista de humor do Jornal Multimídia, editor do site carnavalesco www.carnavaldecampos.com.br, apresentador do programa “No Ritmo da Folia” na TV Litoral, membro da Academia Pedralva de Letras e Artes e membro do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Cravo Albin.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.